quinta-feira, 29 de agosto de 2013



PLANO DE TRABALHO Nº 11 e 12
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II – MATEMÁTICA
Nome Completo: Jeandia Yucaid Rodrigues Tenório
Formação: TP4 (unidade 14).

DISCIPLINA
ATIVIDADE
LOCAL\DATA
CARGA HORÁRIA(h)
Matemática
Formação Presencial dos Cursistas
Escola Profª Jurema Rodrigues Alexandre -Venturosa\24-08-2013
8hs
1. TEMA:
  •            TP4 – Unidade 14: Espaço,tempo, ordem de grandeza – Números grandes e pequenos.
  •            AAA4 – Unidade 14: Espaço,tempo, ordem de grandeza – Números grandes e pequenos.
  •            Texto de referência.

2. Objetivos
2.1  Objetivo Geral
  •            Perceber aspectos epistemológicos da Matemática relacionados à ampliação de conceitos, por observação de padrões e pela conservação de propriedades, bem como sua implicação para a aprendizagem .


2.2  Objetivo Específicos
·         Fazer estudo do TP4;
·         Aprofundar a compreensão sobre interdisciplinaridade;
·         Vivenciar situação-problema envolvendo notação científica, ordem de grandeza de um número, propriedades e cálculos com potências.

3. CONTEÚDOS
  •            Resolução de situação-problema: planejamento de modelos para realidades de grandes proporções – Escalas e representações adequadas de grandes números.
  •            Construção do conhecimento matemático em ação: números muito grandes e muito pequenos;
  •            Transposição didática: Situações-problema e propostas didáticas em Matemática articuladas à Tecnologia;
  •            Texto de referência: Qual é a diferença entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  •           Realização de dinâmica;
  •            Socialização das atividades do TP3
  •            Estudo dirigido do TP4;
  •            Grupo de estudo;
  •            Construção de um planetário;
  •            Debate sobre as questões propostas;
  •            Discussão sobre o Texto de referência;
  •            Elaboração de atividades para os alunos com o auxilio do AAA4;
  •            Encerramento.


5. RECURSOS DIDÁTICOS
·         Data show;
·         Materiais diversos: Pincel atômico; Régua;  Calculadora;Cartolina;Papel laminado; fita métrica; cola; durex colorido; barbante; transferidor.
·         Livro do Gestar: TP4; AAA4.

6. AVALIAÇÃO
Empenho;
Pontualidade;
Participação na realização das atividades.
7. ROTEIRO DE TRABALHO
Dinâmica de grupo.
Debate sobre as atividades do TP3 realizadas em sala de aula.
Formação dos grupos para elaboração de atividades,  realização das atividades do TP4.
Construção de uma representação de um planetário.
Leitura e discussão do texto de referência.
Observação do AAA4, debatendo sobre as atividades que são significantes trabalhar em sala de aula.
Fechamento do encontro.
Avaliação do encontro de forma geral.
8. RECURSOS DIDÁTICOS POR TURMA
DESCRIÇÃO
QUANTIDADE
Régua
05
Fita métrica
03
Cartolina
10
Pincel anatômico
05
Data show
01
Calculadora
05
Papel Laminado
03
Cola
03
Durex colorido
05
Transferido
05
Barbante
01
9. REFERÊNCIAS
  •            Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4: Construção do conhecimento Matemático em ação.  Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
  •            Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Atividade de Apoio à Aprendizagem 4 – AAA4: Construção do conhecimento Matemático em ação. (Versão do Aluno). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.



FOTOS DO ENCONTRO






Nenhum comentário:

Postar um comentário